quinta-feira, 15 de março de 2007

Fórmol - A Fórmula Kol

Um sábio que vive por terras de praças de toiros disse-me uma vez: "Se o Kol te disse que demora 3 minutos a chegar, tens de somar 27 minutos a esses 3 minutos, perfazendo um total de 30 minutos."
O que em boa hora o França me quis explicar, ou melhor, ensinar - não sabendo no entanto que a minha experiência já me tinha levado a tal conclusão - é A Fórmula Kol, isto é: x + y = 30 minutos. Sempre!
Claro que temos de ser razoáveis, x (o tempo que o Kol diz que demora a chegar) nunca pode ser superior a 30 minutos, senão a fórmula não funciona. No entanto isto não significa que o Kol nunca demora mais de 30 minutos. Significa outrossim que nesse caso o método de cálculo do tempo de chegada muda, senão vejamos. Se o Kol disser que demora 30 minutos deveremos acrescentar 15 a 30 minutos, consoante a atenção com que ele esteja ao telefone. Se ele estiver atento, 15 minutos, se ele estiver distraído a falar com outras pessoas enquanto fala ao telefone connosco, 30 minutos. ATENÇÂO: Existe o perigo de, sendo o nível de desatenção muito elevado, ele não se lembrar da conversa! Por fim, se o Esparguete Assassino disser que demora, 45 minutos, 1 hora, 1:15 H, e por aí fora, dever-se-à acrescentar sempre mais 30 minutos.
Já perceberam que embora aparente ser uma fórmula simples, na realidade não o é. Existem muitas mais condicionantes a que devemos estar atentos, como por exemplo, dependendo da zona de residência da vítima, o mais recente campeão de k-1 pode aínda dar o "toque de descida" cerca de 7 a 11 minutos antes de realmente chegar.
O tempo não me permite dissertar mais sobre isto, mas existe toda uma teoria geral à volta desta fórmula. E ainda só vimos a ponta do icerberg.
Espero poder ter ajudado todos aqueles que todos os anos sofrem com esta realidade.

Agradecimentos: França - Por me ter ajudado a desenvolver esta teoria.

1 comentário:

Francisco disse...

Em breve completarei esta complicada teoria, utilizando altas matemáticas e recorrendo a gráficos e expressões analiticas.