terça-feira, 17 de junho de 2008

O Banalismo

Tudo são correntes ideológicas hoje em dia. Na escola aprendi bastante sobre Liberalismo na Europa dos tempo em que Portugal era mais do que o País da Maddie ou o local onde contruiram um estádio por habitante para o Euro 2004. Aprendi também a distinguir o Marxismo do Estalinismo entre outro punhado de correntes ideológicas.



Contudo há já algum tempo que começam a aparecer novas correntes, comecei por ouvir falar por um Barrosismo, o qual não vem no diccionário mas poderia vir como "Atitude comum do político português que deseja um alto cargo Europeu oferecendo-se como Geisha barata das super potências" e mais recentemente tem-se tornado bastante comum cada Português ter uma corrente ideológica ao ponto de ter ouvir falar num Menezismo! O homem esteve lá 1 semana e meia de férias em jeito de velha de 70 anos que poupou nos últimos 40 para fazer um último cruzeiro antes de bater a bota. Se ao menos tivesse suscitado alguma mudança ainda era menino para dizer entre uma jola e um tremoço "epá o Menezismo foi como as pernas da Eva Longoria, curtas mas boas". Esta ideia das correntes, fortemente apoiada pelo DN que na mesma frase consegue mencionar o Motapintaismo e Mendismo, é quase tão má como a comparação dos partidos políticos aos clubes de futebol em que mais vale morrer do que mudar do Benfica para o Sporting e vice-versa!



Devia haver regras... tal e qual como não podiam chamar "Virgens e Inocentes" à "Maxmen" por questões éticas e engano do consumidor (abria a revista à espera de uma Madre Teresa e levava com uma Rita Andrade de quatro), devia-se impedir a proliferação de correntes como o Socratismo que apenas representa a evolução do Socialismo antiquado para um Totalitarismo apoiado numa resignação e/ou ignorância pública (Xuxem DN que meti 3 ismos na mesma frase). Eu proponho que se pague para ter um titúlo destes ou então que por cada nova corrente que surja uma tenha que ser esquecida. Assim para surgir um Mendismo teriamos que esquecer o Iluminismo (assim pensavam duas vezes antes de criar uma palavra absurda).



Senão proponho

- o Gasolinismo (apedrejar condutores de camiões transportadores de gasolina até baixarem o preço do gasóleo para 0,21 €/Litro)
- O Falcatruísmo (hábito taxista de levar estrangeiros do Aeroporto da Portela para a Avenida da Liberdade pela CRIL)
- o AGELismo (crença em dinheiro mais fácil que no Casino)
- o Alcoolismo (ah... esse já existe...)
- Estupidez (este nem leva um ismo porque é uma palavra que já existe mas devia definir aqueles que pedem crédito pela televisão com Juros de 30%)

e a redefinição de:

- Amadorismo (Assaltos à mão armada justificados pelo facto de viver numa zona pobre)
- Absentismo ( Beber Absinto ao pequeno almoço)
- Humanismo (serviçi humanitário através do atropelamento de verdinhos)


Meus amigos, são correntes ideológicas, logo Menezismo, (eng.) Socratismo e Cavaquismo desprovidos de ideias, não o são...

Sem comentários: